Centro de Educação, Consultoria e Treinamento
Soluções em Metrologia, Sistema da Qualidade e Desenvolvimento de Pessoal.
13 anos com você!

Ajudando no Crescimento da Metrologia no Brasil.
Educação, Informação e Conhecimento em Metrologia

"Se planejarmos por um ano,
devemos plantar cereais.
Se planejarmos para uma
década, devemos plantar
árvores.
Se planejarmos para toda a vida, devemos treinar e educar o homem".

(Kwantsu, século III A.C.)
Copyright © 2016 CECT- Centro de Educação, Consultoria e Treinamento em Metrologia,
Sistema da Qualidade e Desenvolvimento de Pessoal Ltda.
Todos os direitos reservados.
Rua José C. C. Chaia, 61 Bairro João Paulo CEP 88030-650 Florianópolis-SC
Tel 48 9977 2827 ou  48 4009 3920

Dicas do CECT


Se você deseja receber dicas, artigos gratuítos, informações técnicas, curiosidades e outras informações interessantes da área de Metrologia e Qualidade inscreva-se para receber as Dicas do CECT.

Para receber as dicas faça o seu cadastro aqui.

Veja abaixo alguns exemplos de dicas já encaminhadas aos nossos clientes:

1.  A certificação de pessoas, baseada em um sistema que estabeleça processos de avaliação legitimados, reconhecidos formalmente e amplamente aceitos, pode propiciar credibilidade e adequado grau de confiança na capacidade do profissional certificado, facilitando seu reconhecimento no mundo do trabalho.


2.    Os registros de não-conformidades devem ser considerados como indicadores para a análise crítica e melhoria do sistema de gestão da qualidade.


3.    É fundamental que um auditor tenha conhecimento do que vai auditar, experiência nas práticas de auditoria e muito bom senso. Para relatar uma não-conformidade o auditor deve ter evidências de que um requisito dos sistema de gestão da qualidade não está sendo cumprido. Auditor nunca “acha”. Auditor “pensa” em função das evidências coletadas.


4.  Se o mensurando não for definido de nada adianta começar a medir e investir tempo na medição a não ser que você tenha sorte e consiga medir o que era esperado que você realmente medisse.


5.  Definir bem o mensurando faz parte da estratégia de medição ou do planejamento da medição e é sem dúvida fundamental para que o trabalho seja bem sucedido. Portanto antes de começar a medir, ou calibrar ou ensaiar faça a pergunta: “o mensurando está bem definido?”